13 de junho de 2006

CORINO DE ANDRADE: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO

CORINO DE ANDRADE: CENTENARY OF BIRTH



[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]


O Hospital Geral de Santo António, na cidade do Porto, Portugal, divulgou a programação da "Semana Aberta", uma semana de homenagens à vida e obra do Professor Mário Corino da Costa Andrade.

Corino de Andrade, um dos maiores cientistas portugueses, faleceu em junho de 2005 e celebraria 100 anos em 10 de junho passado.

Andrade identificou em pescadores portugueses e suas famílias, na década de 50, a paramiloidose chamada de PAF (Polineuropatia Amiloidótica Familiar) do tipo português, conhecida como doença dos pezinhos e doença de Andrade. (Em língua inglesa: Andrade neuropathy or familial amyloid neuropathy or Portuguese neuropathy).

Em 1975 fundou no Porto, no Hospital de Santo António, junto com o Professor Nuno Grande, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o qual viria a se tornar um centro de referência neurológico em paramiloidose.

A comemoração do centenário do nascimento do grande neurologista português terá a participação de seus antigos colaboradores, como Maria Augusta Silva, autora da biografia Corino Andrade - Excelência de uma Vida e Obra (2002); António Coimbra, professor da Faculdade de Medicina do Porto; Serafim Paranhos, do serviço de Neurocirurgia; e Nuno Grande, o professor de Anatomia do ICBAS.

Até hoje, no Ambulatório de Paramiloidose do Hospital de Santo António, são acompanhados pacientes descendentes das famílias estudadas por Corino de Andrade./eat

-j
.

Nenhum comentário: