20 de junho de 2006

APONTAMENTOS EM HISTÓRIA DA MEDICINA III

ENTRIES ON HISTORY OF MEDICINE III

[Autor: ELVIO ARMANDO TUOTO]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2012



DIA MUNDIAL DO DIABETES
O Dia Mundial do Diabetes foi criado pela Organização Mundial da Saúde e pela Federação Internacional de Diabetes em 1991 e é comemorado todos os anos em 14 de novembro, em mais de 145 países.
A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença e chamar atenção da população para as causas, sintomas, complicações e o tratamento do diabetes (www.worlddiabetesday.org).
Há mais de 170 milhões de diabéticos em todo o mundo e esse número dobrará em 2030.
Nos anos anteriores, o Dia Mundial do Diabetes abordou as complicações do diabetes sobre o coração, olhos e rins.
Em 2005, foi dedicado às lesões dos pés, uma das complicações mais sérias do diabetes, a qual pode resultar em amputações.
O lema da campanha de 2005 foi: Put Feet First: Prevent Amputations (Ponha os Pés em Primeiro Lugar: Evite Amputações)./eat

PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA DE 1923 E A DESCOBERTA DA INSULINA
Os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina de 1923 foram o canadense Sir Frederick Grant Banting (1891-1941), e o escocês John James Richard Macleod (1876-1935), pela descoberta da insulina em 1921.
O fato do assistente de Banting, o também canadense Charles Herbert Best (1899-1978) não ter sido indicado para a premiação foi motivo de grande polêmica, pois John Macleod teria apenas supervisionado a pesquisa realizada por Banting e Best.
Frederick Banting e Charles Best fundaram em Toronto (Canadá), o Banting-Best Department of Medical Research, sendo Best seu diretor desde 1941 até 1967./eat

MUSEU DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA
Recomendamos uma visita ao Museu de História da Medicina da Associação Paulista de Medicina.
O museu possui acervo sobre a profissão no Brasil e no mundo, tais como documentos históricos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da medicina e da ciência, medalhas,e fotografias.
Parabenizamos o curador do museu, Jorge Michalany, patologista e escritor./eat

O NOVO MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA
O Memorial da Pediatria Brasileira foi inaugurado em março de 2006, à rua Cosme Velho 381, no Rio de Janeiro.
Possui um centro de documentação, referência e biblioteca, com aproximadamente 15 mil itens, entre os quais, livros de Arthur Moncorvo Filho, um dos pioneiros da pediatria brasileira.
Há uma exposição interativa, com mais de 60 painéis informativos, fotos, objetos, vídeos e outros recursos áudio-visuais.
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a ideia surgiu do desejo de “fazer justiça aos colegas que, desde 1910, vêm traçando as linhas da medicina de crianças e adolescentes no País”, informa Lincoln Freire, presidente da entidade e idealizador do projeto./eat

AGRADECIMENTO AO PROF. JOÃO MANUEL CARDOSO MARTINS
Agradecemos ao colega João Manuel Cardoso Martins, médico e professor paranaense, autor do periódico Iátrico, encarte científico-cultural do Jornal do Conselho Regional de Medicina do Paraná, pelo estímulo e pela divulgação de nosso blog na edição de janeiro/março-2006 , nº 16 de sua elogiada publicação.
O Iátrico é um periódico científico-cultural lido e apreciado pela grande maioria dos profissionais médicos do Estado do Paraná./eat

-j
.

Nenhum comentário: