12 de setembro de 2006

ANTÔNIO J. PEIXOTO: PRECURSOR DA ORTOPEDIA BRASILEIRA

ANTÔNIO J. PEIXOTO: FORERUNNER OF BRAZILIAN ORTHOPEDICS


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2012

O website da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia- Minas Gerais apresenta interessante artigo de autoria do médico Márcio Ibrahim de Carvalho sobre a História da Ortopedia em Minas Gerais (Brasil).

A matéria faz referência à primeira tentativa de se criar um serviço de Ortopedia no Brasil, em 1840.

A iniciativa foi de Antônio José Peixoto, natural de Minas Gerais, diplomado em medicina em Paris, França, em 1838, com formação em cirurgia em Montpellier, um ano antes.

De volta ao Brasil, Antônio José Peixoto fez uma representação ao Imperador D. Pedro II em 1840, solicitando a criação da “Casa de Saúde e Instituto Ginástico Ortopédico, no Rio de Janeiro, para tratamento dos pacientes desprovidos”.

Nessa representação propôs-se a ministrar um curso gratuito sobre o que havia aprendido na França, “em patologia da coluna, pernas e braços, além de incluir todas as operações conhecidas“.

O pioneiro Dr. Peixoto foi inspirado pelo francês Jacques M. Delpech (1777-1832), o qual criou uma instituição semelhante em Montpellier (França), reconhecida internacionalmente.

Embora a proposta de Antônio José Peixoto tenha conseguido votos favoráveis na Imperial Academia de Medicina, a decisão final determinou que a "ginástica ortopédica" fosse ensinada no Colégio Pedro II e a Ortopedia na Faculdade de Medicina (no Rio de Janeiro).

150 anos mais tarde, essa decisão foi lamentada por Achilles de Araújo, professor de Ortopedia na Faculdade Nacional de Medicina e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Ortopedia, que atribuiu o malogro da iniciativa à rivalidade entre os médicos da época.

Achilles de Araújo reivindica ao Dr. Peixoto, o título de “precursor da ortopedia brasileira”./eat



COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Antônio J. Peixoto: Precursor da Ortopedia Brasileira." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2006. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2006/09/primrdios-da-ortopedia-no-brasil.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]  


REFERÊNCIA:
1- Carvalho, M. I. "Historia da Ortopedia em Minas Gerais". In: Sociedade de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)- Regional Minas Gerais (Internet). Brasil. Consulta em 23-julho-2011. Disponível em:
http://www.sbot-mg.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=27

Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2012

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j

[Last modified: 23-Jul-2011]
.

Nenhum comentário: