21 de abril de 2007

RAIOS X: ORIGEM DO TERMO

                    Selo postal da Itália (1995), no centenário da descoberta dos raios X

X-RAYS: ORIGIN OF THE TERM

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2007-2013


Wilhelm Conrad (ou Konrad) Röntgen (ou Roentgen) (1845-1923), físico alemão, descobriu a radiação que denominou "X-Strahlen" (raios X, em alemão), porque a natureza dos raios e o fenômeno que eles produziam eram, até então, desconhecidos.

O uso da letra "x" para designar uma quantidade ignorada deve-se a René Descartes, filósofo e matemático francês do século XVII, que utilizava as três letras finais do alfabeto (x, y, z) como símbolos para variáveis desconhecidas.

Em homenagem ao seu descobridor, os raios X também são chamados de "raios roentgen" e a unidade internacional de radiação X é o "roentgen" (símbolo: R). (O roentgen é uma unidade de exposição antiga, porém ainda em uso.) O termo "roentgenograma" também deriva do sobrenome de Wilhelm Roentgen e se refere à radiografia revelada em filme, porém é um termo em desuso no idioma Português do Brasil.

Os raios X são definidos como radiações eletromagnéticas produzidas pela frenagem brusca de cargas aceleradas ou por desexcitação atômica.

Wilhelm Roentgen descobriu a notável capacidade dos raios X penetrarem tecidos moles em 8 de novembro de 1895, em Würzburg, na Baviera (Alemanha).

A primeira imagem impressa de uma estrutura interna do corpo humano (a primeira imagem por raios-X de cunho médico da história) foi obtida após Roentgen colocar a mão de sua esposa sobre uma placa fotográfica, na trajetória dos raios, em 22 de dezembro de 1895.

Wilhelm Conrad Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1901./eat


LEIA: PRECURSORES DA RADIOLOGIA NO BRASIL



COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Raios-X: Origem do Termo." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2007. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2007/04/raios-x-origem-do-termo-x-rays-origin.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]  


Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2007-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito desta postagem]                         

[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®]-j

[Last updated: 22 December 2012]
[First published: 21 April 2007]
.

Nenhum comentário: