1 de março de 2009

DOM PEDRO II E A SÍNDROME DE APNEIA DO SONO (RESENHA DE ARTIGO)


[Imagem: Dom Pedro II (1825-1891]

PEDRO II OF BRAZIL AND SLEEP APNEA (ARTICLE REVIEW)

Em recente artigo científico, os neurologistas Rubens Reimão (Hospital das Clínicas/USP), Marleide da Mota Gomes (Instituto Deolindo Couto/UFRJ) e Péricles Maranhão-Filho (Hospital Clementino Fraga Filho/UFRJ) concluíram que o imperador Dom Pedro II (1825-1891) [foto acima] provavelmente sofria de síndrome de apneia do sono, o que justificaria a sua sonolência excessiva durante o dia.

O trabalho intitulado "Sonolência diurna excessiva de Dom Pedro II do Brasil devida provavelmente à síndrome de apneia do sono" foi publicado no periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria, da Academia Brasileira de Neurologia.(1)

A pesquisa dos neurologistas brasileiros vem apresentando grande repercussão, tendo sido alvo de matéria na Revista de História da Biblioteca Nacional (fevereiro de 2009).

Em entrevista publicada na revista, o professor Rubens Reimão, também coordenador do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono do Hospital das Clínicas/USP, informou que "havia, portanto, uma causa orgânica para a sonolência excessiva do imperador. Esse achado contraria a versão mais usada na época pelos opositores de D. Pedro II que diziam, e publicavam em inúmeras charges, que ele dormia demais por não se importar com o Brasil”./eat



COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Dom Pedro II e a Síndrome de Apneia do Sono (Resenha de Artigo) ." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2009. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2009/03/artigo-article-apneia-do-sono-e-dom.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]

REFERÊNCIA:
1- Reimão R, Gomes MM, Maranhão-Filho P (2008): Excessive daytime sleepiness of the Brazilian emperor Dom Pedro II probably due to sleep apnea syndrome. Arq. Neuro-Psiquiatr. 66(3b): 770-772. [Full-Text Online].

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j

[Last modified: 16-Feb-2012]
.

Nenhum comentário: