1 de outubro de 2009

CORGARD (NADOLOL) NÃO É MAIS FABRICADO NO BRASIL


CORGARD (NADOLOL) IS NO LONGER PRODUCED IN BRAZIL

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2009-2012


A empresa farmacêutica multinacional Bristol-Myers Squibb suspendeu recentemente, no Brasil, a produção do medicamento betabloqueador Corgard (nadolol).

A indústria informa oficialmente que "suspendeu a fabricação do Corgard (nadolol) 40 e 80mg, pois enfrenta atualmente a impossibilidade de aquisição de matéria prima do produto" (sic).

O nadolol era utilizado por milhares de pacientes no Brasil, sendo utilizado principalmente no controle de arritmias e hipertensão arterial, coadjuvante no tratamento da síndrome do pânico e profilático no tratamento da enxaqueca.

Sabemos que existem outros betabloqueadores que podem ser empregados em substituição ao consagrado Corgard, mas o período de adaptação ao novo medicamento pode gerar sintomas desagradáveis em muitos doentes. E, infelizmente, pacientes que utilizam continuamente o nadolol há um longo período de tempo, nunca se adaptam completamente a outros betabloqueadores.

Muitos pacientes ou familiares de doentes em uso de nadolol há vários anos não aceitam a justificativa do fabricante no Brasil e estão se mobilizando, inclusive, na internet. Um exemplo é o blog Quase Sociopata da jornalista Sandra Machado.

Causa estranheza o fato do nadolol estar sendo produzido normalmente nos Estados Unidos e em outros países (sob as denominações de Corgard, Anabet, Solgol, Corzide, Alti-Nadolol, Apo-Nadol e Novo-Nadolol)./eat


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]

[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]

[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]

[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j

.

Nenhum comentário: