19 de dezembro de 2009

PIONEIROS DA ELETROENCEFALOGRAFIA NO BRASIL


Imagem: Antigo modelo de eletroencefalógrafo


PIONEERS OF ELECTROENCEFALOGRAPHY IN BRAZIL

A professora Marleide da Mota Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), refere em sua obra Marcos Históricos da Neurologia (1997), que Paulo Pinto Pupo (1911-1970) em conjunto com Olavo Pazzanese instalaram o primeiro laboratório de eletroencefalografia no Brasil, no final dos anos 1930, em São Paulo. O trabalho deste laboratório pioneiro manteve sua continuidade através de Rosa Helena Longo.

Mota Gomes também cita outros desbravadores da eletroencefalografia brasileira, os quais consolidaram o novo recurso diagnóstico no país: Ismar Fernandes, Hiss Martins Ferreira, Almir A. Magalhães, Ulysses Vianna Filho, J. Armbrust de Figueiredo, Salustiano Gomes, Alvaro Pacheco e Silva, Tobias Bitter e Helio Bello.

O professor Ismar Fernandes (1914-1988) foi o chefe do Departamento de Eletroencefalografia e Métodos Gráficos do Instituto de Neurologia da UFRJ, a partir de 1949. Também implantou a Unidade de Eletrofisiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ./eat


REFERÊNCIA:
1- Gomes MM (1997): Marcos Históricos da Neurologia. Rio de Janeiro, Ed. Científica Nacional./eat



-j

Nenhum comentário: