25 de fevereiro de 2010

DOENÇA DE LUTZ-SPLENDORE-ALMEIDA

LUTZ-SPLENDORE-ALMEIDA DISEASE

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2010-2013


A denominação "doença de Lutz-Splendore-Almeida" é um exemplo de epônimo que reúne os três grandes médicos que se destacaram no estudo dessa enfermidade.

A doença de Lutz-Splendore-Almeida é uma das denominações pelas quais a paracoccidioidomicose também é conhecida. A paracoccidioidomicose também é chamada de doença de Lutz, micose de Lutz, blastomicose sul-americana, blastomicose brasileira, granuloma paracoccidióico.

A paracoccidioidomicose é a infecção fúngica sistêmica de maior prevalência na América Latina, sendo endêmica principalmente no Brasil. É causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis.

A paracoccidioidomicose foi descrita pela primeira vez, em 1908, pelo célebre Adolpho Lutz (1855-1940) (1), considerado o fundador da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Lutzl qualificou-a como micose pseudococcídica, depois de identificar o fungo que a causava e seu modo característico de reprodução.

Quatro anos depois, o italiano Alfonso Splendore (1871-1953), que trabalhou no Instituto Bacteriológico de São Paulo com Adolpho Lutz, foi o primeiro a cultivar o cogumelo patogênico, tendo estudado minuciosamente sua morfologia, denominando-o Zymonema brasiliensis (2). Splendore descreveu novos casos de paracoccidioidomicose em pacientes da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Em 1930, Floriano Paulo de Almeida (1898-1977), pioneiro da micologia médica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, instituiu a denominação Paracoccidioides brasiliensis ao fungo (3). Almeida realizou o primeiro estudo abrangente sobre a doença.

A denominação oficial atual da doença, paracoccidioidomicose, foi instituída em 1971 na reunião de micologistas das Américas em Medellin (Colômbia)./eat

REFERÊNCIAS:
1- Lutz A (1908): Uma mycose pseudococcidica localisada na bocca e observada no Brazil. Contribuição ao conhecimento das hyphoblastomycoses americanas. Brazil-Medico. 13:121-124 (parte I); 15:141-144 (parte II).
2- Splendore A (1912): Zimonematosi con localizzazione nella cavita della bocca osservata nel Brasile. Bull Soc Path Exot. 5:313-9
3- De Almeida FP (1928): Lesões cutaneas da blastomicose em cavalos experimentalmente infestados. An Fac Med. 3: 59-64
4- Benchimol JL, Sá MR, Becker J, Gross T, Andrade MM, Ferreira Jr. PCG, et al. (2003): Adolpho Lutz e a história da medicina tropical no Brasil. Hist Ciênc Saúde-Manguinhos. 10:287-409./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Doença de Lutz-Splendore-Almeida." In: História da Medicina by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2010. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2010/02/doenca-de-lutz-splendore-almeida.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]


Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2010-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®]-j
.

Um comentário:

Francisco Doña disse...

Un magnífico artículo, sobre un tema que desconocía.
Muito obrigado.