13 de fevereiro de 2011

GASPAR VIANNA


GRANDES MÉDICOS BRASILEIROS (III)

GREAT BRAZILIAN PHYSICIANS (III)

[Artigo originalmente postado no blog Biografias Médicas by Dr Elvio A Tuoto em 3-Junho-2006]

GASPAR DE OLIVEIRA VIANNA (1885-1914)

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013



Médico anatomopatologista brasileiro, nascido em Belém do Pará.

Descobriu o tratamento para a leishmaniose tegumentar americana.

Gaspar de Oliveira Vianna viveu apenas 29 anos, mas foi responsável por valiosas contribuições à medicina tropical.

Cursou a Faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro, interessando-se pelas aulas de Histologia do célebre professor Eduardo Chapot-Prevost (1864-1907). Dedicou-se intensamengte à matéria, chegando a realizar preparações histológicas de grande qualidade ainda como estudante.

Recebeu o diploma médico em 1909, apresentando como tese de doutorado um estudo de histologia comparada intitulado Estructura da Cellula de Schwann dos Vertebrados.

Em 1909, Vianna ingressou no Instituto Oswaldo Cruz (antigo Instituto Soroterápico de Manguinhos) para atuar no Laboratório de Anatomia Patológica.

Descreveu, em 1911, uma espécie nova do gênero Leishmania, a Leishmania braziliensis, protozoário causador da leishmaniose tegumentar americana. A denominação atual do protozoário é Leishmania (Viannia) braziliensis (Vianna, 1911). [1]

Em 1912, Gaspar Vianna comprovou o valor terapêutico do tártaro emético (ou tártaro antimonial) no tratamento dessa enfermidade, abrindo caminho para seu uso também no granuloma venéreo e na esquistossomose. [2]

Realizou importantes trabalhos sobre a blastomicose (paracoccidioidomicose) e outras micoses e sobre a evolução do Tripanossoma cruzi nos tecidos do homem e dos animais.

Gaspar Vianna publicou 24 artigos científicos.

Tragicamente, em abril de 1914, durante a autópsia de um paciente tuberculoso, ao incisar-lhe o pulmão, o líquido pleural contaminado inundou sua face, inclusive nariz e boca. Gaspar de Oliveira Vianna faleceu dois meses depois, em 15 de junho, vítima de tuberculose miliar.

Vianna é considerado um dos grandes mártires da medicina brasileira.

Em 1962, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sifilografia, durante as comemorações dos seus 50 anos de existência, homenageou Vianna, um de seus fundadores, instituindo a medalha do Meritum Dermatologicum Internationale com a efígie de Gaspar Vianna.

Os Correios do Brasil homenagearam Gaspar Vianna com a emissão, em 1962, de um selo comemorativo do cinqüentenário da descoberta do tratamento da leishmaniose tegumentar americana./eat

EPÔNIMO ASSOCIADO: Leishmania - subgênero Viannia


VEJA: GASPAR VIANNA: SELO POSTAL E MEDALHA


REFERÊNCIAS:
1- Vianna G (1911): Sobre uma nova espécie de leishmania. Brazil Medico. 25:411–112.
2- Vianna G (1912): Tratamento da leishmaniose tegumentar por injeções intravenosas de tártaro emético. 
Arq Bras Med. 4:426–8.
3- Coura JR (1985): [When was Gaspar Vianna born, in 1885 or 1884?]. [Portuguese]. Mem Inst Oswaldo Cruz. 80(2):257-8.
4- Deane LM (1985): [Gaspar Vianna, on the centenary of his birth]. [Portuguese]. Mem Inst Oswaldo Cruz. 80(2):253-5.
5- Fraiha Neto H (1986): [The centenary of the birth of Gaspar Vianna]. [Portuguese]. Rev Soc Bras Med Trop. 19(2):111-3.
6- Da Silva LJ (2005): Vianna and the discovery of Leishmania braziliensis: the role of Brazilian parasitologists in the identification of Bauru's ulcer as American leishmaniasis. 
Parasitologia.47(3-4):335-41.
7- Suassuna I (2006): Brasileiros pioneiros na história da microbiologia médica 2: Gaspar Vianna (1885-1914). Rev. Para. Med. 20(2): 71-73. [Online Full-Text]/eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Gaspar Vianna (Biografia)." In: Biografias Médicas by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2006. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://medbiography.blogspot.com/2006/06/gaspar-vianna-incl-foto-photo.html


[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]  


Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j
 .

2 comentários:

Audinne Ferreira disse...

Acredito ser de extrema importância aprender também sobre os nosso célebres médicos, muitas vezes esquecidos por nós... Parabéns pelo post, por ter me proporcionado conhecer um pouco sobre quem contribuiu para o crescimento dessa matéria que eu tanto gosto!

http://pacientesensinam.blogspot.com/

venner disse...

Parabéns,

O médico Gaspar Viana merece se conhecido por todos brasileiros, morreu aos 29 anos, feitor de vários trabalhos e descobrimentos, como o tratamento das leihmanioses. Residia no RJ com seu irmão, o escritor Arthur Viana, e trabalhava na Santa Casa quando sofreu um acidente de necrospsia (Tp-grave), falecendo alguns meses depois. Os estudantes da área biomédica precisam conhecer seus trabalhos e sua breve história. Em Belém, sua terra, acredito que ainda deva existir uma estátua em sua homenagem no campus da federal.No ano de 1985, no Congresso da Associação Brasileira de Parasitologia, em Fortaleza, prestamos singela homenagem. Em Natal, minha cidade, prestamos as devidas homenagens, como professor da Disciplina de Parasitologia da UFRN.

josé venancio junior
médico crm rn 1050